Você sabe tudo sobre saúde bucal? Veja 6 curiosidades que envolvem o seu sorriso


O que é saúde bucal para você? Se significa um sorriso livre de doenças bucais, como cárie, tártaro e gengivite, se torna um conceito bem limitado. Dizer que é escovar os dentes três vezes ao dia também não chega a ser o suficiente. Para o Sorrisologia, entender sobre a saúde da boca vai além dos problemas e como preveni-los. Por ter um significado bem amplo e uma série de mitos e verdades envolvidos, separamos 6 curiosidades que farão diferença na hora de pensar sobre o assunto.

1- A ESCOVAÇÃO PODE AFETAR SUA GENGIVA

Embora sempre usamos o termo “escovar os dentes”, não é apenas essa parte que cuidamos na hora da higiene, mas a gengiva também está incluída. A forma como realizamos esse hábito pode influenciar, também, na saúde do tecido. Para que o resultado deste ritual seja positivo e saudável, é importante estar atento a alguns detalhes. A escova deve ser com cerdas macias e os movimentos realizados, leves. Tudo isso dentro de 2 minutos garante uma limpeza eficiente.

2- NÃO É PRECISO MUITO CREME DENTAL PARA ESCOVAR OS DENTES

Ao contrário do que costumamos ver por aí, não é saudável usar muito creme dental para escovar os dentes. Essa quantidade exagerada pode resultar em problemas, como a fluorose dentária na infância. A porção exata do produto costuma variar em cada momento da vida, começando com meio grão de arroz quando criança, até chegar a um grão de ervilha na fase adulta.

3- A CAUSA DO BRUXISMO PODE SER EMOCIONAL

Ranger os dentes ao longo da noite ou perceber uma pressão na arcada durante o dia não é normal. Esses costumam ser sintomas do bruxismo diurno e noturno, problemas que podem ser causados por transtornos emocionais. O estresse ou doenças mais sérias, como a depressão, acabam sendo a raiz desta complicação.

4- ALIMENTOS GELADOS E QUENTES NÃO SÃO A CAUSA DA SENSIBILIDADE

Muita gente pensa que bebendo um copo d’água bem gelado pode ser a causa de dentes sensíveis. Mas não é bem por aí. Sentir dor ao ingerir alimentos em temperaturas geladas ou quentes não é normal. Esse fenômeno é sintoma da sensibilidade dentária já instalada. A real causa do problema é a retração gengival, resultado de uma escovação feita com muita força.

5- O MAU HÁLITO NÃO VEM SÓ DOS ALIMENTOS

Comer uma refeição bem temperada pode te deixar com mau hálito o dia inteiro. Mas não são apenas os alimentos que deixam esse cheiro ruim na boca. O acúmulo de placa bacteriana nos dentes e na língua é outro motivo para desencadear a halitose. Essa camada de biofilme é nada menos que o reflexo da falta de higiene bucal.

6- IR AO DENTISTA A CADA SEIS MESES NÃO É UMA REGRA

Visitar o seu odontologista a cada seis meses não é bem uma regra. Esse tempo pode variar de acordo com a saúde bucal do paciente. Se você estiver passando por um tratamento, por exemplo, esse período acaba encurtando. Retorne ao consultório na data que seu dentista sugerir. Só não deixe esse compromisso com a saúde bucal para depois.


Fonte : Site Oral B 

Comentários

Localização

Saiba tudo sobre Aparelhos Dentais

Saiba tudo sobre Aparelhos Dentais
Seu aparelho tem que ter a nossa marca

Postagens mais visitadas