Pular para o conteúdo principal

Cuidados com o aparelho transparente: o que muda na rotina?

Apesar de transparente, esse tipo de aparelho fixo pode ficar bem evidente sem a manutenção correta. Com algumas dicas, aprenda a manter o sorriso livre de manchas

Eles disfarçam o aspecto metálico e deixam o sorriso ainda mais natural, mas tudo tem um preço: o tratamento ortodôntico feito com o aparelho transparente requer alguns cuidados extras para manter todas as peças clarinhas e sem manchas. Quer saber o que muda na rotina? Explicaremos sobre as diferenças dos tipos de aparelhos utilizados nesse método e o que você precisa saber para mantê-los sempre limpos.

ALGUNS TIPOS MANCHAM MAIS DO QUE OUTROS

Antes de saber como se prevenir do amarelamento, é importante saber que o material usado influencia bastante. Alguns aparelhos são confeccionados em materiais plásticos, enquanto outros em porcelanas policristalizadas ou monocristalizadas, conhecido como aparelho de safira.
Os feitos de plástico tendem a ficar naturalmente mais amarelados com o passar dos meses mesmo que o paciente cuide bem do aparelho. “Por outro lado os de porcelana são mais estáveis e mantêm sua característica durante o tratamento ortodôntico. Dentre eles, os policristalizados têm uma tendência maior a manchamento do que os monocristalizados”.

O QUE FAZER PARA NÃO AMARELAR?

Apesar de serem trocados mensalmente, os elásticos utilizados para segurar o fio ortodôntico ao braquete podem amarelar antes da visita ao dentista. O principal cuidado para evitar esse aspecto deve ser com a alimentação. “Alimentos com muitos corantes, naturais ou não, favorecem o manchamento dos elásticos e do aparelho. Vinho, café, curry, açaí, refrigerantes e cervejas são os principais vilões”.

Além disso, o cigarro, além de prejudicar a saúde bucal, pode comprometer bastante a manutenção de elásticos sempre branquinhos. “Dependendo da frequência e do tipo de hábito (cachimbo, cigarro ou outras drogas) o amarelamento pode acontecer até no momento do uso, em poucos minutos”.

UMA BOA HIGIENE BUCAL TAMBÉM PODE AJUDAR


Caio diz que outro segredo para manter o sorriso transparente é realizar sempre uma boa limpeza dos dentes, utilizando escova macia, creme e fio dental. “Por serem componentes de ligas elásticas, ainda não existe uma solução 100% eficiente para que eles não amarelem durante o mês, mas com alguns cuidados a mais, a aparência de limpeza pode ser mantida por mais tempo”.

Fonte: Sorrisologia



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio