Sorriso em Dia » Não substime um dente inflamado

Durante o exame clínico o dentista encontra um dente com uma cárie grande. Ele então revela a você que remover a cárie e fazer a restauração não é suficiente: é preciso tratar o canal também. Você se espanta… “mas esse dente não está doendo, pra quê tratar o canal?”.  
Pois bem… o motivo é bem mais nobre: eliminar um foco de infecção do seu organismo. Um dente cariado, aberto, quebrado, cheio de tártaro em volta ou aquele “caquinho” de raiz que sobrou e está lá na sua gengiva servem como meio de entrada de bactérias no seu corpo. Muitas vezes a infecção fica por ali mesmo, mas acontece (e não é assim tão raro) de uma bactéria que costuma viver apenas nas nossas bocas aparecer em outros lugares do nosso organismo, provocando grandes danos:
  • No coração: pessoas que possuem doenças cardíacas congênitas (ou não) têm mais risco de desenvolver uma infecção grave, a endocardite bacteriana.A endocardite é causada pela bactéria Streptococus viridans, que se instala em certas áreas do coração.
  • Nas articulações: quando certas bactérias bucais se disseminam pela corrente sanguínea e atingem as articulações, podem causar uma doença chamadareumatismo articular agudo (artrite séptica), que causa muita dor e restrição de movimentos.
  • Nos pulmões: embora seja menos frequente, bactérias aspiradas pela boca podem infeccionar os pulmões e a faringe, causando até pneumonia.
  • Nos rins: as bactérias bucais que chegam aos rins podem causar nefrite, que é inflamação dos rins. Essa condição, por sua vez, é a causadora de inúmeros outros problemas renais.
E como as bactérias chegam em partes diferentes do nosso corpo? Pegando uma carona na corrente sanguínea, já que o sangue circula pelo corpo todo. Veja na ilustração abaixo:
Sangue = transporte público de bactéria
  • Um dente contaminado por bactérias é uma bomba relógio pronta para explodir.
  • Nunca subestime um dente “inflamado” / infeccionado, por mais que o problema pareça banal e que “dá pra deixar pra depois”. Já teve gente que morreu disso.
  • Higiene bucal não é frescura. É fundamental, diminui o número de bactérias ruins na sua boca e evita doenças. Aprenda a escovar os dentes!
  • Não ache estranho quando o dentista medica você e marca a extração daquele seu dente dolorido para outro dia. Não é preguiça de trabalhar, não… muitas vezes é preciso controlar a infecção antes para que o procedimento não coloque sua vida em risco.
  • Não pense que tratamentos de canal, restaurações e extrações só servem para fazer o dente parar de doer.
E se depois de tudo o que eu disse você ainda não acredita em mim, veja essa reportagem do Globo Repórterassista aqui
eu vi no Bem Paraná
'via Blog this'

Comentários

Localização

Saiba tudo sobre Aparelhos Dentais

Saiba tudo sobre Aparelhos Dentais
Seu aparelho tem que ter a nossa marca

Postagens mais visitadas