Pular para o conteúdo principal

Saúde bucal dos idosos é fator de preocupação


Uma pesquisa realizada na Faculdade de Ciências da Universidade de Brasília (UnB) constatou a precariedade da saúde bucal do idoso no país e alerta que sete em cada dez pessoas com mais de 60 anos usam dentadura. Os resultados alarmantes ainda sugerem que nove em cada dez apresentaram lesões bucais, como infecções causadas por fungos e bactérias.

Dos 147 pacientes avaliados, 87 eram mulheres e 60 homens acima dos 60 anos e atendidos pelo Programa de Prevenção e Diagnóstico da Osteoporose da Secretaria de Saúde do DF. A pesquisadora Ana Luiza Rego Julio fez uma avaliação odontológica deles com exame clínico e realização de radiografia.

A pesquisa

A dissertação de mestrado “Avaliação das condições da mucosa oral em mulheres na pós-menopausa e em homens acima dos 60 anos” estudou quais seriam os possíveis fatores de risco que desencadeariam a osteonecrose. A doença é causada pela morte de osso bucal, deixa a região exposta às inflamações, gerando desconforto, ardência e dor.

A osteonecrose é grave, mas tem baixa incidência na população. Um estudo realizado na Austrália mostrou que a frequência estimada em pacientes que fazem uso de bisfosfonatos de sódio, uma substância usada no tratamento de osteoporose, e foram submetidos à extração dentária está entre 0,09% e 0,34%.

De acordo com a orientadora da pesquisa, a professora da Faculdade de Saúde Nilce Santos de Melo, é essencial, antes do tratamento para osteoporose, conhecer a situação bucal dos idosos uma vez que pacientes que fazem uso prolongado da medicação e passam por processos cirúrgicos na boca ou usam próteses podem aumentar o fator de risco para desenvolver a doença.

Fonte: Secretaria de Comunicação da UnB


Retirdo do sit da APCD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio