Agende Sua Avaliação

Pesquisar este blog

Localização

Nova Marca Orthodontic

sábado, 17 de julho de 2010

Saúde bucal dos idosos é fator de preocupação


Uma pesquisa realizada na Faculdade de Ciências da Universidade de Brasília (UnB) constatou a precariedade da saúde bucal do idoso no país e alerta que sete em cada dez pessoas com mais de 60 anos usam dentadura. Os resultados alarmantes ainda sugerem que nove em cada dez apresentaram lesões bucais, como infecções causadas por fungos e bactérias.

Dos 147 pacientes avaliados, 87 eram mulheres e 60 homens acima dos 60 anos e atendidos pelo Programa de Prevenção e Diagnóstico da Osteoporose da Secretaria de Saúde do DF. A pesquisadora Ana Luiza Rego Julio fez uma avaliação odontológica deles com exame clínico e realização de radiografia.

A pesquisa

A dissertação de mestrado “Avaliação das condições da mucosa oral em mulheres na pós-menopausa e em homens acima dos 60 anos” estudou quais seriam os possíveis fatores de risco que desencadeariam a osteonecrose. A doença é causada pela morte de osso bucal, deixa a região exposta às inflamações, gerando desconforto, ardência e dor.

A osteonecrose é grave, mas tem baixa incidência na população. Um estudo realizado na Austrália mostrou que a frequência estimada em pacientes que fazem uso de bisfosfonatos de sódio, uma substância usada no tratamento de osteoporose, e foram submetidos à extração dentária está entre 0,09% e 0,34%.

De acordo com a orientadora da pesquisa, a professora da Faculdade de Saúde Nilce Santos de Melo, é essencial, antes do tratamento para osteoporose, conhecer a situação bucal dos idosos uma vez que pacientes que fazem uso prolongado da medicação e passam por processos cirúrgicos na boca ou usam próteses podem aumentar o fator de risco para desenvolver a doença.

Fonte: Secretaria de Comunicação da UnB


Retirdo do sit da APCD

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails