Odontogeriatria


É uma especialização da que cuida da saúde bucal de idosos,principalmente previnindo,como tratando os problemas comuns a essa faixa etária.

A Odontogeriatria é uma nova especialidade odontológica. A sua existência atual se deve principalmente a dois fatos: Primeiro o número de idosos aumentou muito (diversos fatores tais como a medicina moderna e a prevenção aumentaram muito a sobrevida da população); em segundo lugar, os idosos têm mais dentes.

A Odontogeriatria se baseia em alguns princípios básicos, que vão nortear o cirurgião-dentista a escolher e executar ou não algum tratamento odontológico.

1 - Autonomia: capacidade de organizar e gerir seus próprios interesses. (capacidade do indíviduo de decidir).

2 - Independência: capacidade de realizar as atividades de vida diária independentemente de auxílio de terceiros.(as AVDs são: vestir-se, alimentar-se, higienizar-se, locomover-se etc)

3 - Capacidade Funcional: é a propriedade que os indivíduos têm, adquirida pelo crescimento e desenvolvimento, que lhe conferem autonomia e independência, ainda que com limitações.

Ou seja, as decisões da odontogeriatria se baseiam no que é possível se fazer em termos técnicos, aliado à vontade do paciente, e à de sua família.

Comentários

Localização

Saiba tudo sobre Aparelhos Dentais

Saiba tudo sobre Aparelhos Dentais
Seu aparelho tem que ter a nossa marca

Postagens mais visitadas