O Poder do Riso


Rir nos faz bem! Sabemos bem disso, mas entre saber e fazer vai uma longa distância. Devemos levar o sorriso a sério, uma vez que exerce importante papel em nossas vidas.

Pesquisas recentes comprovam que boas risadas, fruto da alegria e descontração, podem ter o efeito de uma sessão de ginástica, pois provocam a liberação de substâncias do grupo das endorfinas. Endorfina é um neuro-hormônio produzido pelo próprio organismo na glândula hipófise. Tem uma potente ação analgésica, mediando diversas respostas autônomas e psicológicas à dor e ao estresse. Ao ser liberada, é responsável pela sensação de agradável conforto, de bem-estar, de felicidade, de melhor humor e de alegria.

O sorriso tem o poder de ativar a produção de endorfinas e é tão eficiente quanto o relaxamento, a meditação, a concentração e os exercícios físicos.

Você sorri naturalmente nos momentos em que está feliz ou prestes a rir, portanto imagina-se que movimentar os lábios no sentido de um sorriso deva deflagrar uma resposta feliz.

Quando uma composição ou um grupo de músculos se contrai, em uma determinada forma e direção, com uma intensidade específica, como é o caso do sorriso, o cérebro recebe esta informação e responde ativando a produção de endorfinas. Use seu sorriso como um apagador de sentimentos negativos. Quando um pensamento negativo surgir, afaste-o com um sorriso.

É por essa razão que só um esboço de sorriso, ou seja, um afastar de lábios esticados para os lados -tipo sorriso Monalisa- não garante essa produção bioquímica. Ela só se efetiva quando rimos com vontade, de dentro para fora, um sorriso grande, algumas vezes sonoro, ou seja, o sorriso em forma de riso, até mesmo de gargalhada.

Boas risadas aliviam o estresse, fortalecem o sistema imunológico e limpam os pulmões. O riso é a expressão mais explícita do bom humor, da positividade e da felicidade.

Desde cedo aprendemos a sorrir e passamos a contar com esse valioso auxiliar da beleza e da comunicação durante a vida toda.

O efeito do riso é o contraveneno da doença

O antigo provérbio “Ri e conserta, entristece e morre.” traz um princípio verdadeiro pois poucas coisas são mais danosas para o corpo do que a tristeza ou mais saudáveis do que o riso.

Daí porque rir sempre faz bem. E facilita, em muito, a arte de viver.

A troca de sorrisos, risadas e gargalhadas nas interações entre as pessoas, antes de começar um trabalho diário, por exemplo, é muito saudável. Não estamos falando de anedotas ou piadas. Não se trata de ser engraçado ou comediante. Falo do que pode ser chamado de riso na conversa e do tipo de ambiente onde isso pode ocorrer, em lugares onde se pode ser alegre.

Rir nos liga às pessoas para além do meramente superficial e tem relevante papel na estruturação de uma sociedade saudável.

Quanto vale o encanto de um sorriso? As portas diante dessa poderosa arma se abrem com mais facilidade, o desamor muitas vezes cai por terra com o seu inquestionável poder de força.

Mentes ficam mais brilhantes com a sua prática constante, amizades se estreitam mais facilmente com a sua freqüência, os amores se entrelaçam com a sua presença, o mundo, enfim, fica mais viável com a sua efetiva participação.

Os lábios, que circundam a abertura da boca, movem-se para comer, expressar emoções, produzir palavras e beijar. Junto com os olhos, são estruturas muito atraentes do rosto, uma das mais expressivas do corpo, que se completam quando se entreabrem num sorriso, deixando passar a beleza dos dentes.

O sorriso traduz jovialidade e quando a pessoa sorri não existem barreiras de linguagem, eis que o sorriso no rosto é uma luz a dizer ao outro que seu coração está à vontade.

Algumas coisas podem ser lembradas sobre a arte de sorrir: dificilmente alguém pode ser rude ou cruel para com alguém que sorri; portanto, se você sorrir mais, o resto do mundo irá tratá-lo melhor. O ato de sorrir torna-se fácil com a prática. Quando um sorriso aberto toma conta de nós, brilha uma luz em nosso semblante e um sentimento de paz e felicidade, nos cerca e nos envolve.


Referência: Profª. Dra. Maria Cristina Ferreira de Camargo – Odontopediatra.

Fonte Odontogika

Comentários

Localização

Saiba tudo sobre Aparelhos Dentais

Saiba tudo sobre Aparelhos Dentais
Seu aparelho tem que ter a nossa marca

Postagens mais visitadas