Consultas de Manutencao


Manutenção e cuidados nos trabalhos realizados
É sabido que as pessoas devem ir ao dentista pelo menos uma vez ao ano. Algumas pessoas devem retornar de seis em seis meses, outras de três em três meses. Esta conduta dependerá da orientação do dentista frente a cada caso específico.

A consulta de retorno é muito importante. É através dela que o dentista poderá avaliar as necessidades individuais de cada paciente.

No caso de pacientes que receberam implantes, este retorno é fundamental, pois dele dependerá a manutenção da saúde bucal eliminando focos de uma infecção, inflamação, restaurações quebradas, as quais provocariam uma sobrecarga e possível injúria aos implantes. É importante que todo o trabalho realizado e os dentes mantenham-se em perfeito equilíbrio e harmonia, pois disto dependerá a longevidade e o sucesso do tratamento.

Nesta consulta de manutenção o dentista avaliará o aspecto gengival, o aspecto radiográfico, o qual inclusive servirá de controle, pois deverá ser feita a cada ano permitindo a comparação entre os exames realizados, a fim de atestarmos o sucesso do tratamento realizado.

Portanto para pacientes que possuam implantes, já concluídos ou não, é importantíssimo que façam este retorno para controle preventivo. A prática de higiene bucal apropriada é um fator fundamental para o paciente garantir a estabilidade, por um longo prazo, dos resultados obtidos no tratamento. O paciente, com prática e dedicação irá melhorar a cada dia a qualidade da sua escovação, sendo esta, portanto, uma questão de treino. O paciente deverá fazer sempre um auto-exame e se avaliar:

Aspectos gengivais, língua, lábio, bochecha, garganta, dentes, próteses, etc.

Os implantes devem ser indolores, portanto, qualquer sensibilidade ou mobilidade deverá ser avisada ao seu dentista.

Vale lembrar que é responsabilidade do paciente custear o controle e a manutenção correta dos dentes e dos trabalhos realizados.

Assim, minimizamos os riscos de problemas no futuro, uma vez que os implantes possuem tecnologia delicada e de precisão, onde qualquer transtorno pode ter solução difícil.

Concluímos que visitas periódicas para avaliação clínica e radiográfica contribuem para o sucesso dos trabalhos realizados.

É de extrema importância que o paciente não tenha hábito de ranger ou apertar os dentes, quer esteja dormindo ou acordado, pois desta forma haverá uma sobrecarga nos mesmos, bem como nos implantes existentes e suas respectivas próteses, podendo ocorrer danos em todas as estruturas mencionadas.

Quando este problema existir, será necessário o uso de uma placa de mordida, que protegerá seus dentes e implantes de tal força. Preste atenção se você possui estes hábitos, pois eles são nocivos à saúde bucal.

Comentários

Localização

Saiba tudo sobre Aparelhos Dentais

Saiba tudo sobre Aparelhos Dentais
Seu aparelho tem que ter a nossa marca

Postagens mais visitadas