Pular para o conteúdo principal

Consultas de Manutencao


Manutenção e cuidados nos trabalhos realizados
É sabido que as pessoas devem ir ao dentista pelo menos uma vez ao ano. Algumas pessoas devem retornar de seis em seis meses, outras de três em três meses. Esta conduta dependerá da orientação do dentista frente a cada caso específico.

A consulta de retorno é muito importante. É através dela que o dentista poderá avaliar as necessidades individuais de cada paciente.

No caso de pacientes que receberam implantes, este retorno é fundamental, pois dele dependerá a manutenção da saúde bucal eliminando focos de uma infecção, inflamação, restaurações quebradas, as quais provocariam uma sobrecarga e possível injúria aos implantes. É importante que todo o trabalho realizado e os dentes mantenham-se em perfeito equilíbrio e harmonia, pois disto dependerá a longevidade e o sucesso do tratamento.

Nesta consulta de manutenção o dentista avaliará o aspecto gengival, o aspecto radiográfico, o qual inclusive servirá de controle, pois deverá ser feita a cada ano permitindo a comparação entre os exames realizados, a fim de atestarmos o sucesso do tratamento realizado.

Portanto para pacientes que possuam implantes, já concluídos ou não, é importantíssimo que façam este retorno para controle preventivo. A prática de higiene bucal apropriada é um fator fundamental para o paciente garantir a estabilidade, por um longo prazo, dos resultados obtidos no tratamento. O paciente, com prática e dedicação irá melhorar a cada dia a qualidade da sua escovação, sendo esta, portanto, uma questão de treino. O paciente deverá fazer sempre um auto-exame e se avaliar:

Aspectos gengivais, língua, lábio, bochecha, garganta, dentes, próteses, etc.

Os implantes devem ser indolores, portanto, qualquer sensibilidade ou mobilidade deverá ser avisada ao seu dentista.

Vale lembrar que é responsabilidade do paciente custear o controle e a manutenção correta dos dentes e dos trabalhos realizados.

Assim, minimizamos os riscos de problemas no futuro, uma vez que os implantes possuem tecnologia delicada e de precisão, onde qualquer transtorno pode ter solução difícil.

Concluímos que visitas periódicas para avaliação clínica e radiográfica contribuem para o sucesso dos trabalhos realizados.

É de extrema importância que o paciente não tenha hábito de ranger ou apertar os dentes, quer esteja dormindo ou acordado, pois desta forma haverá uma sobrecarga nos mesmos, bem como nos implantes existentes e suas respectivas próteses, podendo ocorrer danos em todas as estruturas mencionadas.

Quando este problema existir, será necessário o uso de uma placa de mordida, que protegerá seus dentes e implantes de tal força. Preste atenção se você possui estes hábitos, pois eles são nocivos à saúde bucal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dente Lateral Conoide - Caso Clinico

Um caso clinico bem didatico de uma restauracao em Resina Charima e Durafill, realizada na Faculdade de Odontologia de Aracatuba UNESP Clique aqui para ver o artigo completo

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal?

Alimentos cariogênicos: o que são e como eles podem afetar a sua saúde bucal? Além da má higiene bucal, os alimentos também podem ajudar na formaçãos de cáries. Conheça todos eles! Da dor de dente à perda dentária: a cárie é uma doença bucal que pode provocar vários incômodos. Muitas vezes o próprio paciente pode estar contribuindo para a formação desse problema. Além da má higiene bucal ou a ausência desse cuidado, outro motivo que influencia na formação de cáries é a ingestão de alimentos cariogênicos. Você sabe quais são eles? ALIMENTAÇÃO X CÁRIE: ENTENDA O QUE É TER UMA DIETA CARIOGÊNICA Seu sorriso é o que você come. Por isso, uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, principalmente a sacarose, pode favorecer (e muito) a formação das cáries. Mas por que isso acontece? Na verdade, esses alimentos são responsáveis por um combustível extra para as bactérias produzirem os ácidos que levam à desmineralização dentária, motivando nas lesões de cárie. Essas b

Denticao Decidua - Dentes de Leite

A formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente. (tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento) Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superio